sábado, 11 de dezembro de 2010

Vinho do Porto com 155 anos!

A Casa Taylor's lançou este mês uma edição limitada de um vinho raro, destinada a colecionadores. O Taylor's Scion é um vinho do Porto anterior à filoxera que atacou as vinhas do Douro em 1870. O vinho foi produzido em meados do século XIX, e conta com 155 anos de envelhecimento.
É um vinho "notável pela sua raridade e importância histórica e pelo facto de após 155 anos de envelhecimento em casco estar em perfeitas condições", explica a companhia. A Taylor's nota que a "admirável forma como enfrentou a passagem do tempo fazem da sua descoberta um marco na história do vinho". O Scion é um dos raros sobreviventes do período pré-filoxérico. A praga da filoxera dizimou a região do Douro, conduzindo muitos produtores á falência.
Em 2008, David Guimarães, enólogo da Taylor's, provou o Scion que repousava num armazém de uma família do Douro que o mantinha como reserva privada. Em 2009, o único descendente da família morreu sem deixar filhos, tendo os seus herdeiros decidido vender o vinho. A Taylor's adquiriu amostras dos dois cascos e verificou que os 155 anos de envelhecimento em madeira tinham-no concentrado e conferido uma complexidade mágica.
"Reconhecemos de imediato a qualidade notável e valor histórico, decidindo lança-lo como um vinho de coleção" refere Adrian Bridge, diretor geral da Taylor's.
O Taylor's Scion é apresentado numa embalagem especial, com detalhes artísticos, que recorda o período em que foi produzido. Inclui um w de cristal com desenho exclusivo e a edição limitada de um livro que conta a história do Scion.




In Expresso: http://aeiou.expresso.pt/taylors-lanca-vinho-com-155-anos=f609274

Sem comentários:

Enviar um comentário